quinta-feira, 20 de setembro de 2007

CP – Companhia Péssima (de transportes ferróviários)



O dia de milhares de pessoas foi hoje pautado por inúmeros atrasos e supressões de comboios na linha do norte. A notícia não saiu, mas o facto ocorreu.
Esta manhã, decidi ir com a minha irmã para Lisboa num comboio que faz ligação entre Azambuja e a capital. A hora de partida do dito está prevista para as 9h08 da manhã, tal como ela tem apanhado todos os dias. A questão é que algo de anormal se passou e o comboio não apareceu, nem o próximo urbano. Mas como tudo funciona bem na CP, a menina, que não passa de uma gravação formatada e inserida para passar a mesma informação todas as horas, lá ia anunciando a chegada e partida dos ditos comboios, que a menos que fossem fantasmas ou invisíveis, ninguém os viu. O facto, é que o descontentamento era geral, mesmo para mim que tinha combinado um encontro com amigos em Lisboa, e antes tinha uns assuntos meus a tratar por lá. E já tinha percebido que ia chegar atrasado. Isto fora pessoas com coisas bem mais importantes para fazer, como trabalhos e estudos, iam chegar atrasados aos seus destinos. E informações, nem vê-las. Aliás, os senhores revisores que costumam estar na plataforma de embarque à espera dos urbanos, puseram-se ao fresco quando se aperceberam dos atrasos, para não serem incomodados com perguntas e também para não terem que esclarecer os utentes.
Uma vez mais o “je” lembrou-se que tinha o número azul da Companhia maravilha e lá ligou o 808 a tentar perceber o porquê dos atrasos.
Primeiro lá apareceu a gravação em português e depois em inglês para carregar em certas teclas do telefone caso eu quisesse alguma das opções apresentadas. Mas como nada daquilo me interessava, lá esperei por um operador. Neste caso até foi uma operadora, que lá me informou: “os comboios estão com o mínimo de 50 minutos de atraso por causa da queda de uma catenária na zona de Sacavém”.
Oh, que maravilha, tudo atrasado e o raio do chefe da estação sem nada avisar aos autifalantes da estações.
Entretanto apareceu um regional, proveniente de Tomar, às 9h32, que pelos vistos podia ser que safasse a situação. Lá foi um maranhal de gente a subir e descer escadas para mudar de plataforma de embarque para apanhar o dito. Só que se a CP já tinha falhado, voltou a falhar ainda mais. Porquê? Porque o regional, como o nome indicada, para em algumas regiões, ou seja estações e não em todas. E devido a toda a esta situação, iria parar em todas. A questão que me deixou mesmo revoltado, foi que o comboio avisou tal situação ao partir, tendo deixado para trás umas largas dezenas de pessoas que podiam ter partido mais cedo, porque afinal, excepcionalmente, aquele comboio regional ia parar em todos os apeadeiros. Mas que bem que funciona esta companhia. Mas isto não fica por aqui.
Foi preciso chegar a Vila Franca, em passo lento, para avisarem aos utentes das estações seguintes que embarcassem porque o comboio parava em todas as estações. “Podem entrar e seguir a vontade", foi o que os “picas” disseram. Agora, só não referiram que o destino se mantinha, ou seja, Santa Apolónia. Foi ver uma vez mais a cara de desilusão, interrogação e espanto, quando em Braço-de-Prata o comboio em vez de seguir para Entrecampos, foi para Santa Apolónia. Eu já previa e não me preocupei, mas pessoas idosas e outras que raramente viagem de comboio, não sabiam. Resultado, mais uma confusão para a vida daquelas pessoas que tinham consultas marcadas, etc. Resultado, para mim o transtorno foi mau, mas houve situações piores. Mas eu que pensava chegar às 9h50 a Santa Apolónia, cheguei eram 10h30,
O irónico da situação foi de manhã não haver ninguém para dar informações às pessoas. À tarde, quando voltei para casa, ao início da hora de ponta, as carruagens foram invadidas por 6 revisores (quando o normal é haver um, no máximo 2) para inspeccionarem se alguém não tinha título de transporte. Quer dizer, de manhã não há ninguém para dar informações, à tarde uns quantos juntam-se e fingem que trabalham. Estive cá com uma vontadinha de me meter com eles e lhes dizer das boas quanto ao que se passou durante o período da manhã.... Grrrrrrrrrrrr.

1 comentário:

Graduated Fool disse...

This is Portugal! It is normal here!