quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Testes de vacina contra a SIDA com melhores resultados

Hoje li a seguinte notícia no Sapo:

"Testes de vacina contra a SIDA com resultados promissores
Dados apresentados no congresso “Aids Vaccine 2007”

Os resultados da primeira fase de testes de uma vacina contra a SIDA, iniciada em 2004, apresentam-se bastante promissores.
Os dados, divulgados no congresso internacional “Aids Vaccine 2007”, que decorreu recentemente em Seattle (EUA), dão conta de que o sistema imunológico de 76 por cento dos voluntários que receberam o medicamento conseguiu reagir contra fragmentos do vírus.
«Foi um dos resultados mais promissores obtidos até hoje com uma vacina experimental», refere Esper Kallás, pesquisador da Universidade Federal de São Paulo, no Brasil, um dos países que participa na pesquisa.
O comunicado da universidade dá conta de que os primeiros testes foram realizados em 360 voluntários que não têm o vírus. A análise do sangue obtido após a vacinação dos voluntários mostrou que a maioria conseguiu reagir contra o HIV em testes de laboratório.
Contudo, «precisamos de aguardar os resultados das fases seguintes, que apontarão se a vacina tem potencial para proteger as pessoas», afirma Kallás.
A vacina, produzida pelo laboratório Merck, está a ser avaliada com a colaboração de voluntários de vários países e em associação com a Rede de Estudos de Vacinas do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos.
Contudo, tal como acontece com todos os produtos que serão utilizados em humanos, esta candidata a vacina tem de passar por três fases de pesquisa clínica, antes de receber aprovação.
Entretanto, a segunda fase de testes já arrancou com a participação de mais de três mil voluntários de vários países. Apesar da perspectiva optimista, o pesquisador diz que «ainda temos muitos anos pela frente até que a vacina, se provada eficaz, esteja disponível para as pessoas».


Pode ser que seja mais uma esperança para esta epidemia. Mas que se for eficaz só daqui a uns anos será uma realidade na luta contra a Sida. Até lá, o melhor é prevenir, proteger-se.

2 comentários:

Anónimo disse...

Fico muito contente com esta notícia ... muito mesmo

Anónimo disse...

Ora aqui está uma belíssima notícia!!