domingo, 30 de setembro de 2007

Um coração poderoso (A Mighty Heart)

Depois de uma tarde mais ou menos atribulada, hoje lá consegui ver o filme Um coração poderoso , com a Angelina Jolie no principal papel. Antes demais, a película como filme não é nada do outro do mundo, é uma espécie de diário de Mariane Pearl, esposa do jornalista Daniel Pearl, capturado e morto por talibans aquando da guerra no Afeganistão. Eu já conhecia parte dos factos, não todos, e por isso o filme despertou-me interesse. Fiquei a saber mais pormenores sobre o que se passou, alguns aspectos que até me ajudaram a perceber o porquê de certas coisas se terem passado com aquele jornalista americano.
Mas quero salientar uns quantos aspectos desta película. Em primeiro o tema da guerra, dos confrontos ideológicos que ocorrem e são ali referidos, nomeadamente religiosos. É falado na questão Índia/Paquistão, Mundo americano/mundo muçulmano/mundo judaíco, etc. Esse é um bom motivo para ir ver o filme. Outro assunto abordado refere que muitas vezes certos governos ou organizações secretas e terroritas, julgam mal o que se passa e confundem por exemplo jornalistas com espiões ao serviço de um governo. Não são o mesmo, embora os jornalistas investiguem e tentem divulgar o que descobrem, mas para todos e não só para o governo. É um mito e pelos vistos em certos países com mentalidades mais fechadas, isso ocorre muito, que um certo jornalista americano é por exemplo um agente da CIA disfarçado. Nesse aspecto, considero tal engano/comparação um elogio, porque se o fazem é porque jornalistas estrangeiros têm feito bons trabalhos de investigação. Não é como em Portugal, que a maioria são uns cuscos e que previligiam o sensacionalismo ou a "vida cor-de-rosa" (tirando uma ou outra excepção).
Um último aspecto a evidenciar, o desempenho da Angelina Jolie. Foi bastante bom, não digo o contrário, mas não excepcional como foi referido nos cartazes que promoviam a película.
Ainda assim, sugiro que gastem os tais 5 euros e tal para verem o filme, que são bem gastos.
PS1: Aproveitem agora a nova promoção do Cartão Lisboa Viva que dá desconto nas salas Lusomundo, sempre poupam um eurito.
PS2: Além do filme falar de algo que me é próximo, o jornalismo, digamos que em tempos vi um vídeo que é relatado no filme e que aconteceu e me impressionou muito, a tal ponto de me ter provocado o único desmaio que tive até hoje.

4 comentários:

F disse...

Já tinha alguma curiosidade sobre o filme...conseguiste-me despertar ainda mais!!! sobre este...e sobre o outro em q desmaiaste?? O filme era assim tão mau?!??! ;)

Graduated Fool disse...

Tens de me contar essa história do desmaio...

TheTalesMaker disse...

Penso que ao contar isto, não vou tirar nenhuma surpresa ao filme, mesmo porque todos sabem que o Daniel Pearl foi morto pelos seus sequestradores.
Sem estar com uma grande história, digamos que a minha professora de Deontologia e Ética no Jornalismo levou para uma aula um vídeo para mostrar e disse que tinha imagens impressionantes e quem quisesse sair que o fizesse. Alguns saíram, eu não. Digamos que era o tal vídeo filmado pelos sequestradores a degolarem a cabeça inteira do Daniel Pearl. Só com uma faca. Resultado, tive um desmaio. Alguns colegas meus mais próximos perceberam e tentaram-me ajudar. Felizmente foram discretos e sei que o resto da turma não percebeu isso. Quanto à professora que estava em pé no meio da sala, até hoje ainda estou para perceber se ela apercebeu-se da situação.
Mas uma das coisas que me levou mais aquilo, não foi só as imagens, mas ter me colocado na pele da mulher dele quando viu aquilo, porque já tinha ouvido dizer que ela o fez e ainda mais grávida. Se para mim foi um choque, imagino para ela.
Acho que tenho esse mal. Por vezes coloco-me (ou tento) na pele dos outros para os perceber e já muitas vezes me senti mal por certas situações. Mas esta foi a pior, até me causou um desmaio.

Frankenstakion disse...

Também gostei muito do filme, pelo exemplo de humanidade que a Marianne deu.
Por acaso fiquei curioso com o tal video. Mas não sei se teria coragem para o ver... Provavelmente teria resultados parecidos com o teu.