quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Um pouco mais pronto para quando vier algo

Falar deste tema é sempre complicado e às vezes complica-se para nada. Podia dizer tanta coisa, mas vou tentar ser o mais breve possível.
Depois de várias conversas recentes entre amigos sobre essa epidemia que é a Sida, achei por bem fazer algo que nunca tinha feito antes. O teste do HIV.
É certo que eu sei que durante a minha vida não corri grandes riscos para me preocupar com tal situação, aliás, podem-se contar pelos dedos das minhas mãos o número de pessoas com quem tive relações, onde nas quais houve quase sempre protecção a nível de sexo anal (a única excepção foi com alguém com quem mantive uma relação de 2 anos, onde supostamente havia fidelidade e como tal, em princípio, não haveria riscos), mas não oral. Embora seja uma percentagem muito baixa, há o risco de o vírus se transmitir por via oral, por assim dizer. E de facto, no passado eu corri esse risco.
E como anteriormente nunca tinha feito o teste, eu quis ter a certeza que por um lado estava totalmente "limpo" para meu próprio bem, mas também para o bem de alguém que eu venha a amar. Para ter a certeza que quando surgir algo entre mim e outra pessoa, algo a valer, onde a entrega seja total, eu tivesse de consciência tranquila.
Só que eu queria fazer o teste e não sabia muito bem como. Primeira hipótese de um novato nisto? Fui pedir à médica de família para fazer aquelas análises de rotina, para ver o colestrol, etc e aproveitei e disse que como nunca tinha feito, achava por bem fazer o dito teste. Inacreditavelmente tive uma resposta surpreendente de uma médica: "Para quê? Acha mesmo que precisa? Tem comportamentos de risco? Então não vale a pena". Acham isto normal? De uma médica? Eu não. Ainda assim, ela passou-me o papel para as análises e fiquei na dúvida com aqueles códigos e gatafunhos dela se também lá estava o teste que pedi. Afinal estava mas como não sabia, decidi falar com um amigo e fui com ele a um Centro na zona da Lapa, onde fazem esse teste de forma anónima e confidencial.
Lá, depois de falar com uma psicologa que me tratou muito bem e me deu realmente bons conselhos, ela explicou-me que havia 2 métodos para detectar a presença do vírus. Uma amostra de sangue através de uma picada no dedo, que dava o resultado quase imediato (em 40 minutos), mas que apenas permitia perceber se alguém tinha o HIV até há 3 semanas atrás; Ou uma análise de sangue mais completa que permitia ver de vez se não havia presença do vírus no organismo, mas para tal não podia ter feito sexo desprotegido até há 8 semanas atrás, isto porque o vírus tem um período de incubação (uma dita "janela" como me explicou) ainda extenso. Ah, o resultado desta análise lavaria uns dias. Mas como lhe expliquei que não era questão de desprotegido, mas que há meses não tenho sexo, ela aconselhou o teste completo porque assim punha fim a qualquer dúvida.
Lá o fiz e como expliquei, afinal também fiz juntamente com os exames que pedi à médica de família. Ontem levantei um, hoje outro e felizmente coincidem, a presença é negativa. Mais, afinal a médica de família, embora um pouco respondona, passou-me também exames às hepatites e afins e estou "limpo" de tudo.
Mas isto para chegar a uma série de conclusões:
1) Não é mito, no sexo oral desprotegido também se pode transmitir o HIV, aliás, este é um comportamento de risco;
2) Embora se possa ter quase certezas, o ideal é ter mesmo que se é saudável;
3) É apenas um conselho, mas se tem dúvida faça também o teste para seu bem e de outros;
4) Use sempre protecção, basta uma vez, uma única vez e a sua vida... deixa-a de o ser;
5) Finalmente, para dizer que sei que estou preparado, pronto e tranquilo para uma futura vida com alguém e espero que de facto que da próxima vez que me entregar a alguém, o faça até desprotegido, só que peço que o outro alguém pense da mesma maneira que eu e me garanta do mesmo modo, que podemos entregarmo-nos totalmente um ao outro sem qualquer receio para amar.

2 comentários:

Anónimo disse...

Espero que este post tenha um efeito pedagógico para muita cabecinha de vento que aí anda!! Fazes bem em ser cauteloso e... ainda bem que está tudo 5 estrelas! :)

Graduated Fool disse...

"Para quê? Acha mesmo que precisa? Tem comportamentos de risco? Então não vale a pena".
Sabes, já ouvi uma médica dizer o mesmo. É lamentável!!!