terça-feira, 6 de novembro de 2007

Há dias assim e fantásticos... não há?

Bom, para quem não sabe (aposto que a maioria dos visitantes deste humilde blog) eu desde o início de Maio passado, fui parar uma vez mais ao desemprego. Pois é.
Desde lá para cá, uma luta contínua em tentar arranjar algo na minha área e nada. Manda-se carradas de currículos todas as semanas, responde-se a anúncios, frequentam-se cursos, vão se a algumas entrevistas de selecção e nada. Até que recentemente lá me encaixei em qualquer coisa, que não é bem a minha área, mas foi o que se arranjou.
Só que neste meu discurso, quando falei em entrevistas de selecção, elas aconteceram, mas raramente, porque na maioria dos casos, as empresas nem se dignam a mandar uma resposta por escrito ao candidato a dizer que já alguém foi seleccionado para o tal lugar e que a oferta já se encontra fechada.
Pois bem, se a marcação de entrevistas não acontecia assim com tanta frequência, imaginem que só hoje, ligaram-me uma série de vezes, de empresas diferentes para provas de selecção e entrevistas.
A primeira, ao final da manhã, para ir a uma entrevista para um estágio na minha área (uma vez mais, um belo de um estágio quase não remunerado). Ainda assim vou arriscar.
Depois ligaram-me para saber se eu estava interessado numa oferta de emprego para administrativo. Até estaria, se o salário para esta oferta fosse maior, isto porque para a zona que era, só dlevando mesmo o carro e estar a gastar o ordenado todo em gasolina seria frustrante. Depois esta mesma empresa oferecia-me um lugar em call-center, só que no mesmo horário em que estou agora a trabalhar. Resultado, tive que recusar.
Mais tarde ligam-me de outra empresa com a oferta também de um call-center, mas uma proposta até interessante. Só que o dia e hora dos testes coincide com a tal entrevista para o estágio na minha área. Infelizmente recusei.
Finalmente chego a casa e tenho uma carta registada de uma Câmara Municipal da região do Algarve. Fui aceite para prestar provas escritas para uma vaga que lá abriram na minha área. Mas ando na dúvida se irei prestar a prova. Certamente que a vaga já deve ter sido aberta para alguém, tenho que estudar legislação que é coisa que não me agrada muito e tenho que estar na dita Câmara ás 9h30 de uma Segunda-feira para fazer a tal prova. Ou seja, certamente iria gastar tempo e dinheiro na viagem e quem sabe na estadia. A única coisa interessante era o facto que aproveitava para visitar o Algarve (não vou lá desde os meus 9 ou 10 anos, acho). Mas iria perder um dia de trabalho, de dentista e gastar dinheiro... Enfim, semanas e por vezes meses sem ninguém a contactar-me e depois todos me "querem" no mesmo dia.
Como diz o provérbio "Quando a esmola é grande, o pobre desconfia".

9 comentários:

Hydrargirum disse...

Toda esta conjectura laboral....e a dificuldade de exercer na capacidade da expertise e formação que nos foi dada academicamente, revolta-me!!!

Apetece-me pegar fogo a tudo!!!"Violar as camponesas" (Not)...e outros que tais!

Enfim, este País!...Desejo-te toda a sorte:)

Anónimo disse...

Se você quiser pode vir ao algarve e fica na minha casa ... aproveita e traz o graduated fool consigo e já está ... onde é a tal entrevista?
não tens de ficar em lado algum, ficas aqui

Hydrargirum disse...

Pergunta semi-acefala!

O titulo do post tem algo a ver com a slogan da TVcabo?

mik@ disse...

olha eu estou desesperada por que me chovam entrevistas, porque eu blokiei e ja nao sei para onde mais enviar curriculos....
faco parte das estatisticas de 8% de desempregados....infelizmenteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee grrrrrrrr

TheTalesMaker disse...

Eu se for preciso também ando meses assim, mik@. Agora arranjei qualquer coisa sim, mas não é nada de seguro, nem sequer na minha área.
Brama, a dita Câmara fica no extremo oposto do teu algarve.
:S

TheTalesMaker disse...

Hydrargirum , Não tem propriamente a ver com o anúncio, mas aproveitei o "pregão".

paulo disse...

Eu salto todos os anos, e já lá vão 9. Enfim, boa sorte, porque realmente quando a esmola é grande... quanto à ética das empresas, já estou(amos) farto(s) que nem à merda me(nos) mandem. Deixei de mandar currículos.

Graduated Fool disse...

Grande cena, homem!
Vais ver que os ventos mudam de rumo.

Anónimo disse...

Para o ano sou eu que vou andar nessas andanças... É uma m****!!

Quanto a concursos públicos, de facto, não sei se vale a pena ires gastar dinheiro em deslocações! O facto «C» funciona quase a 100% e este tipo de concursos não passam de uma grande palhaçada.