domingo, 11 de novembro de 2007

Elizabeth - A Idade de Ouro

Depois de estar até à última da hora para saber se compraria ou não o bilhete para este filme, lá o comprei (já supostamente o filme teria começado, se não fossem os 10 minutos de publicidade antes do filme) e certamente foi o melhor que fiz. Ao menos distrai-me e ainda passei umas horas entretido antes de volta ao formidável (deve ser deve) mundo real.
Mas indo à minha opinião quanto ao filme (foi para isso que fiz este post), não vou dizer que é uma obra prima digna de Óscar, mas ainda assim achei muito bom. O principal facto deve-se sem dúvida à Cate Blanchett. Um magnífico desempenho, com determinação, uma autêntica rainha, a sua pose, a sua colocação de voz, soberbo. Aí sim, bem que pode ser nomeada para Óscar com este papel. Claro que todo o décor, guarda-roupa e make-up ajudaram a evidenciar a personagem da Rainha Virgem, mas o desempenho da Cate é estupendo. As suas transfigurações enquanto uma rainha altiva, outras guerreira, outras um autêntico anjo, outras frágil, outras desnuda e sem artificios e pinturas são uma constante no filme, mas conseguem mostrar como Blanchett já tem umas ruguinhas, mas continua linda.
Também outras personagens estavam interpretadas de uma forma muito interessante e convictas: adorei as interpretações da maquiavélica Maria Stuart e a do tresloucado rei Filipe de Espanha.
Depois lá foram introduzidas duas personagens nesta película para dar um romance à história e torná-la mais comercial. Julgo que se não ocorresse, não iria acrescentar muito ao filme, mas um parzinho bonitinho e romântico fica sempre bem.
De referir ainda o discurso de Elizabeth no final do filme , muito reflexivo.

4 comentários:

MJ disse...

Ya, tou pa ir ver este filme com a minha mãe desde que estreou..Só k inda n houve oportunidade...Tenho de vê-lo :)

Anónimo disse...

Concordo ... o melhor do filme além da fotografia e do guarda roupa, é a interpretação da Cate Blanchet, também fui ver ontem ... gostei muito do filme, mas não adorei

Hydrargirum disse...

Eu não vi o filme...mas sou fan da Cate Blantchet!...

Não sei explicar...adoro vê-la representar...

Anónimo disse...

Já no outro filme ela merecia o óscar e o dito foi parar ás mãos daquela «sem sal» da Gwyneth Paltrow, naquele filme parvinho da «Paixão de Shakespeare»... ainda hoje estou para perceber o que acharam áquilo?!!