terça-feira, 9 de outubro de 2007

RTP: o regresso do Lápis Azul

O jornalista José Rodrigues dos Santos encontra-se de momento suspenso pelo Conselho de Administração da RTP, não podendo exercer o seu trabalho. Mais, segundo consta, foi lhe aplicado um processo disciplinar e habilita-se a ser demitido. O porquê? Porque quis dar a sua opinião das pessoas que estão à frente da administração do canal do Estado e como neste país a liberdade de expressão já não é o que foi, que se façam calar as vozes, nem que seja com medidas de repressão.
Verdade seja dita que não morro de amores por este jornalista. Ao que parece é uma pessoa intragável, um péssimo professor, mas no que refere aquilo que fez na televisão, faz bem. Sim, se calhar a fama subiu-lhe um pouco à cabeça, enfim, mas cada um é como é.
Mas retomando o que interessa, José Rodrigues dos Santos, deu a conhecer a sua opinião sobre o Conselho de Administração ao um semanário nacional, onde acusou que este em vez de tomar conhecimentos, aconselhar, etc, o que se passava dentro da RTP, era quem por vezes tomava decisões efectivas quanto à informação do canal estatal. Mais é ainda referido, que muitas vezes certos assuntos eram calados, devido a influência directa de alguns governates ou figuras ligadas ao Estado. Isto porque o Conselho de Administração é nomeado directamente pelo governo. Resultado, José Rodrigues dos Santos e a sua equipa de Direcção de Informação, demitiram-se porque não queriam ser constantemente censurados e não estar à mercê de decisões de pessoas nomeadas pelo governo. Aplaudi esta decisão, mais que não seja, por alguma razão os jornalistas têm um código deontológico o qual devem seguir e não serem manipulados quer pelo poder político, quer pelo poder económico. Com tudo isto posso apenas concluir que a censura voltou ao nosso país. Mais, que este governo de tudo tem feito para calar o povo, quer seja a classe jornalística, os professores, as forças da autoridade. Desconfio que nas próximas, alguém não vai ter de novo uma maioria, há não vai, não.

3 comentários:

CarlaRamalho disse...

Estamos a caminhar para o regresso da censura? Pensei que após aquelas cenas com o Marcelo Rebelo de Sousa, quando o «grande» Santana era primeiro ministro, a coisa tinha, ao menos, ficado mais discreta. Mas parece que não...

Anónimo disse...

Claro ... é isso. Nada me surpreende nessa notícia e que o governo manobra, orienta e filtra o que se transmite e como se transmite também não é novidade, penso eu. Ele só verbalizou o que já é do conhecimento geral. É o que digo, estamos em tempos de regressão efectiva ... daqui a pouco teremos aí outra vez a Pide ...
Penso que a UE deveria começar a meter mais o bedelho na situação político-económica nacional

Graduated Fool disse...

Pois, o brama diz que ele só verbalizou o que já é do conhecimento geral? Será mesmo que é? É para pessoas que pensam, que se interessam, que estão minimamente atentas. Para a grande maioria dos portugueses não é bem assim. Para a maioria o que a tv diz é assim e pronto. Como é costume ouvir-se: "Deu na tv e tudo. O telejornal disse..."

A coisa está a complicar-se a passos largos.