segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Mitenes

As coisas que aprendemos no nosso dia a dia são surpreendentes. Não é que eu me importe, porque adoro aprender com tudo e todos e acho que a vida deve ser isso mesmo, uma aprendizagem constante (eu só nunca mais aprendo é a lidar com sentimentos, enfim, adiante).
Na semana passada, ao passar por uma loja num Centro Comercial de Lisboa, vi algo e decidi comprar de imediato. Porquê? Além de ter achado barato, queria ter aquilo ou algo semelhante, já que em tempos tinha tido, mas as minhas estavam mais que velhas e pequenas (comprei-as no final da minha primária, imagine-se). Refiro-me a umas luvas sem dedos.
Lá vim para casa, mostrei a compra á família, quando a minha avó diz:" Mas isso tem um nome específico, não são luvas sem dedos, são mitenes. Não acreditas, espera aí". Foi buscar um dicionário ilustrado e lá estava, quer a explicação, quer a figura.
E lá está, a experiência de vida da minha avó, assim como a de muitos idosos, mostrou que também eles sabem muito, muitas vezes mais que nós. Eu ainda numa de confirmar se não era só luvas sem dedos para senhora, fui ao google certificar-me. E de facto são luvas sem dedos no geral. Aliás, se escreverem mitenes na pesquisa das imagens do google, podem ver alguns exemplares, retirados do catálogo on-line da La Redoute.
Bom, mas também já ouvi uma piada da minha avó a dizer que as minhas mitenes parecem luvas de sem-abrigo, enfim, opiniões.

7 comentários:

Hydrargirum disse...

Oh TalesMaker...isto de aprender...e ate morrer...seja em que area for!

Ja tinha ouvido essa palavra, mitenes, ha muitos anos atras...

E desculpa nao quero "rain on your parade"...mas sempre que vejo luvas dessas lembro-me de filmes passados em New York, com os desalojados a volta de um latao com algo a arder no interior...

Mas isto e so disparate...as mitenes ficam-te a matar!:):):)

paulo disse...

Eu não gosto de mitenes. A verdade é que não conhecia a palavra, tens de agradecer à tua avó por mim, porque fiquei mais culto (ou menos burro, simplesmente). Fui ao dicionário mais prático e rápido (Priberam) e, outra surpresa, é sinónimo de punhete... Cada tiro, cada melro.
Abraços e não ligues a essa do sem-abraço :)

Frankenstakion disse...

Também não conhecia o nome. Mas esse tipo de luvas devo ter algures. Ou não andasse eu na linha de Sintra diariamente...Enfim, ossos do ofício.

paulo disse...

Percebeste a do sem-abraço?
Duvido. Queria dizer sem-abrigo. Será a mesma coisa?

Anónimo disse...

Não sabia e gostei da aprendizagem ... as mitenes ficam-te bem

TheTalesMaker disse...

De facto Paulo não são a mesma coisa. Mas percebi logo o teu lapso, don't worry.

Graduated Fool disse...

Então, também já usa mitenes, o menino? Ai, ai, ai. E achava eu que este Inverno continuaria a ser único, já vi que não.
Mas as que tenho não são dessas de lã, apesar de também não desgostar.

Bem, tal como previa jorram logo os comentários acerca dos sem-abrigo, do aspecto de desalojado... Só falta mesmo dizerem o que me dizem a mim no Inverno quando uso e abuso dos meus pares de luvas sem dedos, ou mitenes. Coisas como: Vieste de mota? Porque é que usas isso? Não tens frio nos dedos? Isso é moda?

É tão irritante. Uso porque adoro usar. Uso porque na etiqueta não diz que é para sem-abrigo ou motards. Uso porque luvas tapadas nos dedos incomodam-me, perco muito a sensibilidade e nem consigo conduzir ou escrever bem. Uso porque apesar de, por vezes, sentir um friozinho nos dedos, prefiro ter uma manita semi-quente do que uma gelada. Se é moda então não vejo bem onde porque se fosse as pessoas não perguntavam constantemente porque é que uso tal coisa.

Se te ficam bem ou não? Não sei, só vendo. Não consigo imaginar-te com luvas dessas.