domingo, 13 de janeiro de 2008

ER - Serviço de Urgência

Este meu Sábado foi do mais atribulado, stressante e em certa medida aflitivo que há.
De tarde lá tive que ir a "voar" em direcção ao Hospital de Vila Franca de Xira. Motivo? O meu avô paterno que se encontra num lar, teve súbitas fortes dores de estômago e de tal forma se queixava e não queria comer nada (o que é raro naquele homem, é ainda pior que eu) que o levaram para as emergências de Vila Franca. Lá estive de tarde, horas infindáveis com o meu pai e uma das empregadas do lar. Depois de várias análises e tratamentos, lá se chegou a uma conclusão: O meu avô tem diabetes (algo que já se sabia há uns anos) e se não tem cuidado ganha feridas (ao que parece é comum em pessoas com esta doença) nas extremidades do corpo, principalmente nos pés. Ora, teimoso como é, só passado muito tempo e já quando uma ferida estava mesmo muito grande, se queixou à enfermeira do lar. Aquilo já estava de tal forma "feio" que lhe tiveram que dar um antibiótico muito forte para sarar aquilo. Ora bem, as dores no estômago afinal era do antibiótico. Lá lhe receitaram algo para tomar para o estômago, deram-lhe alta e em princípio tudo se irá resolver.
Chego a casa, outra complicação das piores. A minha mãe há 4 dias não parava de sangrar do nariz. Como resultado, ontem de manhã foi ao Centro de (pouca) Saúde de cá para ver o que lhe podiam fazer ou receitar. Azar dos diabos. A "puta" da médica que estava de banco era a bruxa que toda a gente detesta. A vaca da mulher, de médica não tem nada. Mesmo eu já tive problemas com ela porque nunca receita nada de jeito, isto quando não receita remédio algum. Todos os utentes se queixam dela, alguns inclusivé já escreveram cartas a reclamar dela, o facto é que o Director do Centro de Saúde reformou-se e ela, imagine-se, ficou como nova Directora. Como é possível este país continuar a dar boas vidas a quem é mais incompetente?
Mas prosseguindo, a minha mãe lá foi, explicou que há 4 dias estava assim e ela nada lhe receitou, apenas mandou pôr um rolinho de algodão com água oxigenada (coisa que estavamos fartos de fazer em casa) e disse que se aquilo não passasse, tinha que ir a um otorrino. Quer dizer, há 4 dias assim, porque então não marcou logo uma consulta?
A minha mãe lá veio para casa e se antes as hemorragias nasais eram espaçadas, parece que a minha mãe (isto porque eu estava em Vila franca, no hospital e não estava a par de tudo) passou a ter uma hemorragia que não mais parou.
Lá chegamos a casa, eu e o meu pai, fomos de novo ao Centro de Saúde, graças a Deus que a bruxa já não estava de banco, e colocaram a minha mãe nas urgências a ver se aquilo passava. Teve cerca de duas horas e como não passou, o médico decidiu transferi-la para S. José. Mas antes a minha mãe quis ir uma última vez ao wc antes de ir para Lisboa, pois estava muito aflita. Lá foi, acompanhada da minha irmã e uma enfermeira, mas ao se levantar, desmaio e vomitou dois enormes montes de sangue já empastado e coagulado. Lá os bombeiros a colocaram de imeditado na ambulância, seguiram e eu depois segui sozinho de carro para Lisboa e lá cheguei ao hospital.
Vá lá, manti o sangue frio e lá cheguei e sem me perder (afinal parece que em momentos de aflicção o meu sentido de orientação funciona). A minha irmã, essa, tive que a deixar em casa, tal o estado de choque quando viu a minha mãe vomitar sangue, estava branca como cal e estava a ver que não tarda também ela iria desmaiar.
Já em S. José, encontrei o meu pai, que tinha ido também na ambulância e estivemos ali horas e horas à espera de algo. Cerca de 3 horas e meia. Se antes tinha tentado manter a calma, confesso que durante aquele tempo comecei a fraquejar e a ficar preocupado, quase a chorar porque não sabia de nada, apenas que lhe estavam a fazer análises. Até que perto das 4h00 lá nos chamaram, e informaram que a minha mãe estava melhor e ia ter alta. Acho que lhe laqueram ou queimaram quimicamente uns vasos sanguíneos no nariz, para ver se aquilo estancava.
Mas o que me irrita, no meio disto tudo, foi porque é que a vaca da outra médica não disse logo para a minha mãe ir a S. José. Foi preciso chegar onde chegou.
De facto estamos bem entregues à bicharada neste país. É este o nosso fantástico sistema de saúde.

3 comentários:

Hydrargirum disse...

.....

Uma treta ridícula este nosso sistema!!!:///////

Espero que esteja agora tudo bem!!!!

Ana A. disse...

Espero que esteja tudo bem, agora.
Infelizmente este é o país que temos...

Graduated Fool disse...

Ainda bem que estão ambos melhores. :)