quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Ai Mouraria.... na velha Rua da Palma

É engraçado as surpresas que por vezes o destino nos prepara. No passado Sábado por motivos menos bons, fui reencontrar algo que me trouxe lembranças e recordações felizes e bonitas. Pena foi ter ocorrido numa altura em que não tive tempo para saborear aquele acaso, também derivado pela tensão e preocupação do momento.
Tal como já referi anteriormente, o meu passado fim-de-semana foi passado nas urgências derivado a maleitas de familiares meus. Só que numa das situações, em que tive que seguir sozinho para Lisboa de carro e tentar dar com o Hospital S. José sem me perder (e realmente foi um feito, não me perdi), reencontrei um lugar para mim muito especial. Um local onde desde que nasci e até aos meus 12 anos, ia com alguma frequência. Falo da Associação de Socorros Mútuos dos Trabalhadores da Indústria e do Comércio. Uma espécie de hospital privado, onde os meus pais pagavam cotas e era lá que eu e a minha família tinhamos as consultas médicas de várias especialidades. Como me lembro de lá ir em pequeno às consultas de otorrino, pediatria, dermatologia e oftalmologia (o que eu na altura adorava aqueles óculos onde se punham várias lentes). E os tempos que eu e a minha irmã lá brincavamos nas salas de convívio ou de espera ou mesmo no bar ou com antigo telefónico público vermelho que lá tinham, daqueles muito grandes e rectangulares, pintados a vermelho e ainda com algarismos que tinham que ser discados afim de se efectuar uma chamada. Tantas recordações me trouxe aquele momento. O engraçado de tudo isto, é que há anos não passava em frente daquele edifício e por um acaso da vida, à procura de um local para deixar o carro e ir para S. José, estacionei-o mesmo à porta e só quando saí da viatura, me apercebi de tal. E quando digo que também me é muito especial desde que nasci é mesmo verdade. Faz por esta altura 25 anos, seis meses e uns dias que duas alminhas vieram ao mundo naquele edifício, de uma só vez(eu e a minha sister). Ah pois, que eu nasci em Lisboa, mas não no aviário/chocadeira nacional, vulgo Maternidade Alfredo da Costa. "Eu sou chique, tá meu bem"! (Óh pra mim armado em posh, como diria um amigo meu). Estou a brincar, cada um nasce onde nasce e infelizmente nos tempos que correm, se chegarem a uma qualquer maternidade antes de nasceram já não é mau.
Mas isto para referir que foi uma coincidência fantástia aquela que eu tive na noite de Sábado. Reencontrar o meu passado na "Mouraria.... na velha Rua da Palma" (onde fica precisamente esta Associação). A ver se para a próxima passo lá com mais tempo e se me permitirem, visito as instalações por dentro e principalmente o 2º piso, o da maternidade, para matar umas saudades.
:)

9 comentários:

paulo disse...

Como eu percebo a ligação aos lugares... mas confesso que estranho a tua fixação. Enfim, há taras para tudo :))
(estou a brincar, ok!)
Um abraço e agora que reviste o sítio, não te esqueças mesmo de lá voltar para matar saudades.

paulo disse...

E esqueci-me de dizer que espero que a tua mãe esteja recuperada e bem!
Abraços, Tales

TheTalesMaker disse...

Sim Paulo, está melhor, obrigado.
Quanto a taras, acho que só tenho uma e não é esta de todo.
Abraço grande

Hydrargirum disse...

:)))))

Posh nada!!!!

Poshíssimo!!!!

paulo disse...

Ainda bem, são boas notícias. No campo das taras, não faço julgamentos, mas que as há bizarras, lá isso há!

mik@ disse...

lol

olha eu fui nascer à maternidade byssaia barreto em coimbra. diz lá que não é giro :P

bom fim-de-semana
beijinhos

TheTalesMaker disse...

Hydrazito, mais vale poshíssimo que poshete :P

Paulo, sim, tenho uma tara, mas acho que não é nada do outro mundo, e não acho que seja bizarra. Mas admito que a tenho.

Mik@, com esse nome, isso sim, deve ser um sítio chique para nascer.

Graduated Fool disse...

Bem, de Posh tu tens tanto quanto tens de 50 Cent. Nada! lol
Se o local é especial para ti, então deves lá ir, claro.
Eu dispenso ir ao Hospital onde nasci. Tu conheces e sabes o quão mauzinho é.

altar disse...

Olá, que engraçado! Eu também nasci lá e a minha irmã também, e antes de nós a nossa mãe e o irmão gémeo dela que, ao que parece, foram o primeiro casal de gémeos a nascer lá! O que tem ainda mais piada é que nascemos ambos na mesma sala em que a minha mãe tinha nascido e quem me ajudou a nascer tinha já ajudado a minha mãe a nascer!
Sou um associativo de 2ª geração! e sim, a sala da pediatria era uma pedra com aquelas decorações pintadas na madeira! Eu adorava ir à pediatra!
Abraços.