domingo, 2 de dezembro de 2007

Víroses

Nem a propósito, esta semana aconteceu-me algo que me levou a reflectir sobre um certo assunto, não tendo sequer me lembrado que ontem, dia 1 de Dezembro, iria ser o Dia Mundial da Luta Contra a SIDA.
Esta semana, estava eu a teclar com pessoal amigo no msn, quando um amigo meu entra na sessão dele e abro uma janela para "falar" com ele. Só que ao fazê-lo, aparece uma mensagem na janela a dizer algo do género "olha que cartão tão giro que fiz a celebrar a nossa amizade". Lá cliquei eu o link quando recebo uma mensagem dele a dizer "não abras isso". Tarde demais. Afinal aquilo era um vírus. Não é que fosse um vírus fatal, em certa medida era inofensivo, mas apesar de tudo um vírus. E eu que já tantas vezes recebi mensagens deste género por msn e nunca abri porque já sei o que é e desta vez distrai-me de todo.
Mas pior que tudo é que a mesma mensagem aparece-me agora aos meus contactos no início de uma conversa com eles e infelizmente um deles também acedeu ao tal link. Fiquei pior que estragado, chateado comigo mesmo, preocupado que algo ao pc dele poderia acontecer. Mas pelo que me parece ele teve mais sorte que eu. Felizmente. O sistema dele não é Windows, e parece-me que este vírus só afecta sistemas operativos windows. Entretanto ando a tratar de arranjar forma de o eliminar, embora tal como já referi, ele não tem provocado até agora qualquer problema no meu pc.
Quanto à reflexão pensei nisso mesmo. Pode parecer estúpido, mas tal como os vírus informáticos, os vírus humanos também se propagam assim se não tivermos certos cuidados, protecções. O caso do vírus da SIDA é um deles. A pessoa até pode ter um óptimo aspecto, ter ar de ser saudável, ser até nosso conhecido ou amigo, mas não sabemos de facto como vai o seu sistema por dentro. Tanto no caso dos humanos, como nos pcs, mais vale prevenir e proteger e não acreditar apenas nos nossos instintos, porque muitas vezes, como já comprovado, os humanos também erram. E tal como se sabe, em ambas as situações, reais ou virtuais, existem vírus fatais.

4 comentários:

Frankenstakion disse...

Esses virus são uma dor de cabeça....

Hydrargirum disse...

E o Influenza, que me atacou há uns dias atrás?...hum...!!!

Mas pronto..este tem cura...

paulo disse...

pois, há vírus para todos os gostos, mas mais vale passar ao lado deles, quando os detectamos, porque os sistemas não avisam: estão infectados e pronto, quando se dá conta pode ser tarde demais. Um abraço e termino a minha saga de comentários telegráficos :)

CarlaRamalho disse...

Gostei da analogia!! É isso mesmo!