terça-feira, 4 de março de 2008

Dilemas, dúvidas e ansiedade

Na passada sexta-feira, fui chamado pela minha supervisora que me informou que a responsável dos Recursos Humanos da mina empresa queria falar comigo.
Lá fui, estivemos à conversa numa espécie de entrevista informal, onde segundo ela própria, quis me conhecer. Perguntou sobre a minha experiência profissional até ter chegado à empresa, a minha formação académica, se já me sinto mais à vontade no trabalho, quais as minhas expectativas, em que áreas da companhia gostaria de trabalhar se tivesse essa oportunidade, o que mais gostava e menos gostava no trabalho e sugestões do que poderiamos alterar. Fui o mais sincero possível e respondi a tudo o que me foi perguntado e ao que parece gostou da minha sinceridade (mesmo das críticas e sugestões que fiz).
Resultado? Sem antever tal situação, a minha supervisora ao final do dia avisa-me para rever, durante o fim-de-semana, todos os procedimentos que eu faço ano emprego, isto porque na segunda-feira iria prestar uma prova prática juntamente com uma colega minha, para ver quem ficava com uma vaga que abriu na empresa.
Ora, por um lado fiquei super contente com esta situação, mas por outro triste. E assim vou ficar, seja qual for o final deste episódio. Se não for eu a conseguir esta posição ficarei triste é certo, mas feliz porque a minha colega merece há muito esta oportunidade. Sei do que falo pois é uma das colegas com quem me dou melhor, super profissional, sempre pronta para ajudar os mais novos e inexperientes e não se gaba disso em frente às chefias, ao contrário de colegas meus.
Já se for eu a conseguir o lugar vou ficar contente, mas triste por não ser ela, isto porque a minha colega, tal como já referi, é super profissional, já está há 2 anos na empresa (e eu apenas desde Novembro passado) e é de facto um às naquilo que faz. Mas contou-me que em tempos ficou "queimada" por discussões que chegou a ter com superiores derivado a certas condições de trabalho e que por isso nunca lhe quiseram dar grandes oportunidades. Também eu por vezes me apetece resmungar com tudo e todos derivado às falhas e lentidão dos sistemas com que trabalhamos, mas já percebi que não convém fazê-lo porque senão ficamos mal vistos. Tretas...
É certo que num desabafo e ainda não sabendo a minha colega que ia também ser chamada para a prova (porque nem a quiseram avisar na sexta, apenas ontem), disse à minha supervisora com quem tenho mais proximidade, que seria muito mais lógico e justo dar aquela vaga à minha colega, que o merece bem mais que eu, por aquilo que já deu à empresa e pela experiência que tem. Resposta da minha supervisora: "Não é uma questão de experiência, mas sim de perfil/personalidade". Bom, palavras para quê?
Mas esta situação deixa-me sem dúvida ansioso e em baixo, certamente devido a uma espécie de trauma que tenho. Faz em Maio 2 anos que após várias provas, eu consegui um estágio profissional remunerado na função pública, durante um ano. Claro que fiquei contente. Mas fiquei também triste, isto porque a minha irmã também se tinha candidatado e até teve melhor nota final que eu, mas devido a um erro do Centro de Emprego e Formação Profissional e não dela, foi excluída e acabou por não obter o estágio. Imaginem como fiquei.... e por isso imaginem como me ando a sentir agora.
É verdade que não é ninguém da minha família, mas sim uma nova amiga, mas fez-me lembrar esta situação desconfortável do passado.
Conclusão: Às vezes o mundo não é nada justo. Mas vamos esperar para ver o que acontece.

6 comentários:

mik@ disse...

olá
entendo como te sentes.. mas é impossivel ter as duas coisas.
o que tiver de ser, será :) da o teu melhor.
bjinhos

Hydrargirum disse...

Boa sorte para ti....!!!!

O mundo sucks como já falámos...mas pronto...!!!!!

Enfim!!!!

I´m keeping my fingers crossed!!!

Graduated Fool disse...

A questão é que a situação relativa à tua irmã nada tem a ver com esta agora. Naquela altura foi um erro.
Mas entendo a tua ansiedade.
Isto é um mundo cão e tens de aproveitar. a tua colega certamente compreenderá se te escolherem a ti, ora essa, por injusto que tu e ela possam achar.

Kapitão Kaus disse...

Caro Tales,

Boa sorte para a prova!
E que fiques feliz com o resultado! Até pode ser que de 1 passem a ser 2 vagas!

Abraço:)

Frankenstakion disse...

Compreendo a tua apreensão. Mas temos que ser práticos: a escolha não é feita por ti. Tu só dás o teu melhor e fazes o melhor que sabes. Se te escolherem a responsabilidade não é tua, mas sim de quem faz a escolha.
Boa sorte (estou a fazer figas por ti)!!!

TheTalesMaker disse...

Obrigado a todos vós pelo apoio.
:)